"O MAIOR ACERVO DA INTERNET DE FICHAS TÉCNICAS DE CAMPEONATOS NO BRASIL"
Veja o indíce dos Campeonatos clicando em http://indiceblogdomarcao.blogspot.com/

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

DESAFIO AO PROFESSOR GUILHERME III

Resposta ao Alexandre
Nosso amigo e colaborador Alexandre, pediu a ficha técnica do primeiro confronto entre o Santos FC e o Fluminense FC. Vamos a ela:

09/06/1918
Santos FC 1x6 Fluminense FC (Rio de Janeiro) – partida nº 90 do Santos FC
Local: Vila Belmiro – Santos (SP)
Competição: Amistoso (em disputa as Taças Sudan e Carioca)
Gols: Arnaldo (SFC) – French (2), Welfare (3) e Zezé (FFC)
SFC: Costa e Silva, Cícero e Arthur; Américo, Junqueira e Ricardo; Millon, Marba, Ary, Haroldo e Arnaldo.
Técnico: Juan Bertone
FFC: Marcos Mendonça; Vidal e Chico Netto; Laís, Osvaldo Gomes e Fortes; Mano, Zezé, Welfare, French e Machado
Técnico: Quincey Taylor

Naquele época, o Fluminense já era campeão carioca (por sinal, foi tricampeão: 1917,1918 e 1919) e sua visita a Santos foi motivo de intensa movimentação na cidade. A Vila Belmiro recebeu grande público, e os torcedores ocuparam suas arquibancadas, que na ocasião media 6 metros por 60!

E quem eram os craques que pisaram no gramado de Vila Belmiro?
Da parte do alvinegro podemos destacar: Adolpho Millon, Haroldo Domingues e Arnaldo Silveira (todos integrantes da Seleção Brasileira campeã do Sul-Americano de 1919, disputado no Rio de Janeiro). Além desses, o exímio cabeceador Ary Patuska (atacante que atuou na Suiça, sendo campeão pelo Bruhl Saint Gallen)
Do lado tricolor havia em campo: o lendário Marcos Mendonça e também, Fortes (ambos do elenco campeão Sul-Americano de 1919). Mas o Fluminense contava ainda com diversos craques com passagens pela Seleção Brasileira entre 1917 e 1919 como Vidal, Chico Netto, Laís, Osvaldo Gomes e Zezé.

Com tantos bons jogadores, o resultado foi uma aula de futebol dos tricolores cariocas sobre o time de Vila Belmiro, incontestáveis 6x1! E acabaram levando para o Rio de Janeiro a Taça Sudan e a Taça Carioca, em disputa naquele dia.

Guilherme continua
Depois desse primeiro confronto Santos e Fluminense se enfrentaram outras 76 vezes, e o tricolor carioca continua com vantagem (pequena): são 31 vitórias, 18 empates e 28 vitórias para o Santos FC. Apesar de ser um dos clássicos mais antigos do País, nunca decidiram um campeonato, porém fizeram importantes duelos ao longa da história.
Duas partidas que entraram para a história do tradicional confronto (e do futebol brasileiro): a partida do “gol de placa” de Pelé, no palco do Maracanã, em 1961 (SFC 3x1) e um dos jogos mais emocionantes da longa existência santista, o 5x2 sobre o FFC, no Pacaembu, nas semi-finais do Campeonato Brasileiro de 1995.

Conheça alguns números do clássico:

*Maiores públicos: 87.783 no Maracanã (Taça de Prata, 1969, 0x0)
28.090 no Pacaembu (Campeonato Brasilerio, 1995, SFC 5x2)

*Maiores goleadas do Fluminense: 5x0, amistoso em 1948, nas Laranjeiras
6x1, amistoso em 1918, na Vila Belmiro

*Maiores goleadas do Santos: 5x0, Campeonato Brasileiro em 2004, em São José do Rio Preto
5x2, Torneio Rio/São Paulo em 1965, no Maracanã

Como curiosidade, um outro confronto entre Santos e Fluminense, também entrou para a história, foi em 1964, quando o alvinegro entrou em campo usando as camisas dos diversos clubes do Rio de Janeiro (inclusive a do Fluminense). Tal atitude foi para agradecer e homenagear a torcida carioca que tanto apoiou o time santista nas finais do Mundial Interclubes em 62/63. Na foto é possível identificar o fabuloso Pepe com a camisa tricolor. Na hora da partida, o Santos usou a tradicional camisa branca e venceu por 1x0.

Um abraço ao Alexandre, e que venha outro desafio!

6 comentários:

Marcos c.s. nascimento disse...

Guilherme,
Com relação às maiores goleadas, você assinalou que o jogo de 1918, Flu 6 a 1, foi amistoso. Se tiveram duas Taças em disputa, acho que já não é mais amistoso...

Guilherme Nascimento disse...

Marcão, no amadorismo eram comuns a entrega de troféus e Taças em partidas amistosoas. Não eram Taças disputadas com regularidade e muitas vezes eram oferecidas por empresas ou pelo comércio local. As Taças Sudan e Carioca tinham essas características. Logo, na minha concepção a partida foi amistosa (não fazia parte de um campeonato ou torneio) e as taças emprestavam um pouco mais de brilho ao acontecimento (não era nada comum um time do Rio de Janeiro jogar no Estado de São Paulo em 1918...)

Anônimo disse...

Ilmo. Guilherme,

O Fluminense Football Club de 17-18-19, foi um dos esquadrões mais temidos e respeitados do futebol brasileiro na época do amadorismo. Todos os seus jogadores eram muito queridos no eixo Rio-SP. O "tank" Welfare, era um dos mais aclamados, por ser um atleta que trouxe inovações na maneira de jogar dos brasileiros. Jogou no Liverpool e se consagrou no tricolor, masrcando 163 gols em 166 jogos. O meia Archibald French, também inglês, morreria no mesmo ano, acometido pela gripe espanhola. Marcos Carneiro de Mendonça era o maior goleiro de seu tempo, o primeiro goleiro da história da Seleção Brasileira. Oswaldo Gomes, uma legenda do clube, é até hoje, o jogador que mais conquistou títulos pelo clube (9 estaduais e 1 Taça Ioduran), além de ter sido o primeiro atleta a marcar gols com a camisa da Seleção Brasileira, em 1914. Vidal e Chico Netto formaram a zaga titular do Sul-americano de 1917 (?); Mano, filho do escritor Coelho Netto e irmão do craque Preguinho (autor do primeiro gol brasileiro em Copas do Mundo, bem como seu capitão) era um grande jogador e morreria em 1922, após entrada desleal de um adversário, sendo a primeira vítima fatal do futebol carioca. Zezé também jogou na Seleção Brasileira. Laís seria campeão sul-americano em 1922. Fortes campeão em 19 e 22 com a Seleção, além de jogar a Copa de 30. E ainda tinha Machado, também com passagem pela Seleção. Que timaço! E na preparação da equipe, J. A. Quincey Taylor. Grande esquadrão tricolor, digno das tradições do clube, que fez história na época do amadorismo. Sensacional você ter resgatado a história deste grande clássico que reúne dois clubes importantíssimos para o futebol brasileiro.

Marcos c.s. nascimento disse...

Legal o comentário do Marcel Cezar...
Guilherme deixa ver se eu entendi sua explicação...
Os amistosos naquela época eram raros? claro que sim... raríssimos eu diria.
Pela raridade Taças eram oferecidas ? Claro a partida deveria despertar grande movimentação do público.
Com as dificuldades da época como disputar essas Taças frequentemente ?
Outra, você não contabiliza para o Santos Taças conquistadas eventualmente num só jogo ? Claro que sim
Conclusão... Acho que não foi amistoso.... valia Taça...

Marcos c.s. nascimento disse...

Para registro: Marcel Cezar autor do comentário é historiador do Fluminense Futebol Clube, escreve no site www.canalfluminense.com.br que contém muita coisa interessante sobre o Flusão.

Guilherme Nascimento disse...

Marcel,

Legal suas palavras e suas informações. Foi um grande aprendizado para todos...Já visitei o site, o canal Fluminense. Parabéns!