"O MAIOR ACERVO DA INTERNET DE FICHAS TÉCNICAS DE CAMPEONATOS NO BRASIL"
Veja o indíce dos Campeonatos clicando em http://indiceblogdomarcao.blogspot.com/

segunda-feira, 4 de maio de 2009

ACIDENTE COM FLUMINENSE EM 1930

No dia nove de Março de 1930, um grave acidente de trem ocorrido quando o Fluminense retornava de um amistoso, onde esteve em disputa o Troféu Cidade de Theresopolis, matou o zagueiro de origem gaúcha Jorge Tavares Py.
Na volta ao Rio de Janeiro a composição se desgovernou e Py tentou acionar os freios do vagão onde se encontrava para tentar minimizar os efeitos do acidente, porém, na primeira curva o trem deu um salto chocando-se violentamente contra um barranco.
Passados os primeiros instantes de terror os jogadores do Fluminense, embora feridos e sangrando, lançaram-se na tarefa de procurar e socorrer, entre pedaços de madeira e ferragens retorcidas, as crianças e senhoras e aqueles que mais necessitavam de auxílio. O então técnico da equipe, Luiz Vinhaes, com rapidez e energia, comandou a árdua tarefa do socorro às vitimas, demonstrando ser um comandante admirável.
Lamentávelmente Py, acabou perdendo a vida esmagado entre o barranco e o vagão com a cabeça transpassada por um pedaço de ferro. Teve morte instantânea.
Enquanto os feridos retornavam, Luiz Vinhaes permaneceu ao lado do corpo de Jorge Py até o Rio de Janeiro.
Superando o abalo emocional que atingiu todos os esportistas da época, o Fluminense honrou a gloriosa camisa Tricolor, levando a termo os seus compromissos no Campeonato Carioca daquele ano, muito embora tenha tido um desenpenho apenas satisfatório.


A partida em questão envolveu os quadros do Fluminense Futebol Clube e o União de Teresópolis, ganhando o Fluminense´por cinco tentos a um. A partida foi disputada no Estádio Jorge Pereira da Silva, marcando para o Fluminense Ivan Mariz e Preguinho (4 vezes. A equipe atuou com Batalha; Norival e Py; Cabral, Giudicelli e Ivan Mariz; Ripper, Ary, Preguinho, Sálvyo e De Mori.

No Campeonato daquele ano o Fluminense ficou na sexta colocação obtendo 23 pontos ganhos em 20 jogos disputados, vencendo 10 partidas empatando 3 e perdendo 7 vezes. Seu ataque marcou 39 gols, tendo a defesa sido vazada por 36 vezes.

Em treze de agosto do ano seguinte foi promovida uma partida entre o Fluminense e o Selecionado da Federação Gaúcha em favor da familia de Jorge Py, quando o Fluminense venceu por três a dois, tendo recebido a Taça Jorge Py. A partida foi disputada no Estádio das Laranjeiras, tendo o Fluminense atuado com Velloso; Alemão e Pedro Fortes; Frota, Cabral e Ivan Mariz, Ripper, Demósthenes, Alfredinho, Preguinho e De Mori. Os gols do Fluminense foram assinalados´por Ivan Mariz, Demósthenes e Preguinho, tendo no apito Alarico Maciel.

Luis Vinhaes foi técnico do Fluminense no período de 07/04/1929 a 22/10 de 1933. Dirigiu a equipe 145 vezes, obtendo 74 vitórias, 26 empates e 45 derrotas. Nessas oportunidades o time marcou 328 gols, sofrendo 251. Estreou como técnico na derrota de 3 a 1 contra o Andaraí, nas Laranjeiras, pelo Campeonato carioca e dirigiu a equipe pela ultima vez na vitória por um tento a zero contra o Vasco da Gama, em São Januário, partida válida pelo Carioca e pelo Rio-São Paulo.


Jorge Py, atuou pelo Fluminense de 11/07/1926 a 09/03/1930, tendo disputado 67 partidas, obtendo 40 vitórias, 10 empates e 17 derrotas. Não chegou a marcar nenhum gol com a camisa Tricolor. Sua estréia se deu na partida amistosa contra a Esportiva de Guaratinguetá, atuando no interior de São Paulo no estádio Dario Rodrigues Leite.

Fontes:
Alexandre Magno Barreto Berwanger
http://www.fluzao.info/
http://www.rsssfbrasil.com/
Almanaque Tomaz Mazzoni

3 comentários:

Anônimo disse...

ratsepaSENSACIONAL MATÉRIA, POIS ALÉM DE TRÁGICA, É INFORMATIVA, PARABÉNS AOS QUE ESTÃO AINDA VIVOS HOJE, EU QUERIA TER O PRAZER DE CONHECE-LOS, NEM QUE FOSSE SÓ UM DELES, FLUMINENSE É ISSO AI, MEU TEL. 21-91319353, MEU NOME DESIRÉE ROGERIO DE CARVALHO!!!

ALEXANDRE MAGNO disse...

Mais um pouquinho, Marcão:

m 1930, acidente ferroviário matou um jogador do FFC e deixou outros feridos, afetando a preparação do time e fazendo com que disputasse o Carioca daquele ano em precárias condições, tomando algumas goleadas, inclusive, com os adversários pedindo para que o clube se retirasse da competição, mas ainda assim ele honrou as suas tradições e disputou todos os jogos,
Desastre na EF Therezopolis (Revista o Malho - 22/03/1930)
"Acidente de trem, em 9/3, com uma composição de seis carros saindo de Teresópolis. Jogadores do Fluminense, que haviam acabado de fazer um jogo, estavam entre os passageiros. Nas proximidades da Estação do Soberbo, um dos carros de passageiros saiu dos trilhos e atingiu o barranco. O maquinista e o foguista estavam entre as vítimas fatais. A matéria relata pânico entre os passageiros, corpos mutilados e muitos feridos. O socorro foi providenciado pelas pessoas da cidade, que correram ao local para acudir as vítimas, entre eles “...todos os médicos existentes nesta cidade, que com extrema dedicação prestaram os soccorros necessários”. Foram cerca de quarenta feridos (cujos nomes foram listados pelo jornal). Entre os mortos, duas crianças, Vera e Ainda, filhas do casal Costa Barros; o maquinista Manoel Virgínio da Silva, o vigia da fábrica Mogyana Llídio Alves, o atleta ‘beque’ do Fluminense, Aguinaldo Bastos; Jorge Py e o jornaleiro Francisco Santoro."
Publicado no site: http://teresopolisjornal.com.br/jornal/ ... mitstart=1

Leandro disse...

Muito bom!