"O MAIOR ACERVO DA INTERNET DE FICHAS TÉCNICAS DE CAMPEONATOS NO BRASIL"
Veja o indíce dos Campeonatos clicando em http://indiceblogdomarcao.blogspot.com/

quarta-feira, 6 de maio de 2009

DESAFIO AO PROFESSOR GUILHERME XII

E o Amauri Robinson, lá de Adamantina, manda mais um desafio: Ele quer saber sobre as Seleções Internacionais que vieram até a Vila Belmiro enfrentar o Alvinegro Praiano.

As seleções que enfrentaram o Santos FC, nos gramados de Santos foram: Seleção Olímpica do Brasil, Argentina, Paraguai, Chile, todas da América do Sul; Estados Unidos da América do Norte; França e Romênia da Europa, e Irã da Ásia, esta no CT Rei Pelé.

Veja as datas e os resultados:

11/10/1922 - 1x3 Chile
29/10/1922 – 2x3 Argentina
02/11/1922 - 3x3 Paraguai
30/07/1930 – 6x1 França
09/08/1930 – 3x3 EUA
14/02/1962 - 3x1 Brasil (seleção de acesso)
26/01/1980 - 0x1 Romênia
18/11/2003 – 1x3 Brasil (Olímpico)
16/11/2006 – 2x0 Irã (sub-23)* – jogo-treino no CT Rei Pelé

Vou dividir em 3 partes: os jogos de 1922; os jogos de 1930; e a partida contra a Romênia.

I Parte: os jogos de 1922:

Nesse ano realizou-se no Estádio das Laranjeiras, na Cidade do Rio de Janeiro, mais um Sul-Americano, entre 17 de setembro e 22 de outubro, vencido pelo Brasil. Contou com as participações do Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile. Após o encerramento do Torneio as Seleções do Chile, Argentina e Paraguai aceitaram disputar algumas partidas amistosas em Santos. Afinal, viajavam de navio e o porto de Santos ficava no caminho...

A primeira Seleção a aportar no cais de Santos foi a Chilena. Intensa movimentação na cidade de Santos... o selecionado Chileno iria enfrentar os jovens atletas do Santos FC! Naqueles tempos , era comum a formação de “combinados” visando a melhoria do plantel, isto é, convidava-se um grupo de atletas de outra agremiação para “reforçar” uma outra. Era um “Combinado”. E para enfrentar os Chilenos, a direção santista acertou com a direção do CA Ypiranga, seu próximo adversário no Campeonato Paulista, a formação do “Combinado”. O resultado não foi dos melhores, os Chilenos venceram com relativa facilidade por 3x1:

11/10/1922
Combinado Santos FC / CA Ypiranga 1x3 CHILE (1ª partida para combinados)
Local: Vila Belmiro – Santos (SP)
Competição: Amistoso
Gols: Constantino (combinado) - Não disponíveis os gols chilenos
Combinado: Randolpho (SFC); Paulino (SFC) e Ferreira (CAI); Rosa (SFC), Faragassi (CAI) e Rosas (SFC); Martin (SFC), Constantino (SFC), Miguel (CAI), Tuppeli (CAI) e Bonfim (SFC).

O Chile ficou em 5º lugar no Sul-americano (empatou com o Brasil e perdeu os outros 3 confrontos). O Ypiranga terminou o Campeonato Paulista na 6ª posição, enquanto o Santos acabou apenas na 11ª colocação.

Dez dias após o encerramento da participação da Seleção Argentina no torneio, chegaram a Santos os “hermanos”... A animação foi geral, afinal estaria na Vila Belmiro uma das melhores escolas de futebol daquela época... e a direção do Santos acertadamente buscou um novo combinado, agora com a forte equipe do SC Sírio (que realizava um bom Campeonato Paulista). A Vila lotou para acompanhar o confronto e aplaudir os craques portenhos. O combinado se esforçou , mas predominou a categoria dos experientes craques argentinos:

29/10/1922
Combinado Santos FC / SC Sírio 2x3 ARGENTINA (partida nº 2 para combinados)
Local: Vila Belmiro – Santos (SP)
Competição: Amistoso
Gols: Marba e Constantino (Combinado) – Cesari, Garlini e Chiesa (ARGT)
Combinado: Athiê (SCS); Paulino (SFC) e Chicão (SCS); Pimenta (SFC), Rosas (SFC) e Arthur (SCS); Martin (SFC), Constantino (SFC), Viola (SCS), Marba (SFC) e Belline(SCS).

No 1º combinado foram 7 atletas do SFC e 4 do Ypiranga; contra a Argentina, foram 6 santistas e 5 do SC Sírio. Ressalte-se a presença de Athiê no gol do “combinado”. Athiê viria a atuar pelo Santos alguns anos mais tarde e posteriormente foi dirigente e Presidente do SFC, em sua fase áurea. O Selecionado Argentino venceu o Paraguai e o Chile no Torneio disputado no Rio de Janeiro, perdendo para o Brasil e o Uruguai.

Três dias mais e o grande espetáculo: Era a vez do Paraguai, vice-campeão Sul-Americano. E para enfrentar a forte seleção paraguaia, o combinado deveria ser bem mais poderoso, então montou-se um combinado com a Seleção ARGENTINA. É isso mesmo, o time do Santos montou um combinado com a seleção da Argentina!! Sem dúvida um fato muito raro no futebol... um clube montar um combinado com uma seleção, ainda mais a da Argentina!!! Será que outros clubes no Brasil realizaram tal façanha?
Bom, vamos conhecer a ficha técnica deste confronto histórico:

02/11/1922
Combinado Santos FC / ARGENTINA 3x3 PARAGUAI (partida nº 3 para combinados)
Local: Vila Belmiro – Santos (SP)
Competição: Amistoso
Gols: Martin e Constantino (2) (Combinado) – Fretes (2) e Elisech (PAR)
Combinado: Randolpho (SFC); Paulino (SFC) e Cataldi (AFA); Médici (AFA), Rosas (SFC) e Renato (SFC); Martin (SFC), Marba (SFC), Constantino (SFC), Chiesa (AFA) e Rivet (AFA).

Sete brasileiros, sete craques santistas e outros quatro argentinos... com destaque para Chiesa atacante do Huracán e Médici (nada haver com o futuro general-ditador brasileiro), médio do Boca Juniors que atuou na Olimpíada de 28. Em todos esses jogos de “combinados” os gols foram marcados pelos atacantes santistas. O Paraguai foi 2º colocado no Sul-Americano, vencendo o Uruguai e o Chile, empatando com o Brasil e perdendo para a Argentina. Havendo terminado o Sul-Americano com Brasil e Paraguai em primeiro lugar, houve a necessidade de uma partida extra, vencida pelo Brasil.

Taí, para os amigos do blog, uma autêntica raridade... partidas praticamente desconhecidas, até mesmo para fanáticos santistas...

Na II Parte, o dia que o Santos deixou os franceses boquiabertos e indignados...

Nenhum comentário: