"O MAIOR ACERVO DA INTERNET DE FICHAS TÉCNICAS DE CAMPEONATOS NO BRASIL"
Veja o indíce dos Campeonatos clicando em http://indiceblogdomarcao.blogspot.com/

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

GUILHERME NO SANTOS

Do Site oficial do Santos FutebolClube:

Memória e Estatística
Trabalho desenvolvido no centro atrai visita de pesquisadores
TEXTO ATUALIZADO EM 27 DE JULHO DE 2009 ÀS 16H38

Maurílio Carvalho-colaborador e Carol Rodrigues-colaboradora



O Centro de Memória e Estatística do Santos Futebol Clube recebe, cada vez mais, a presença de jornalistas, pesquisadores e torcedores do Peixe que estão em busca de informações sobre o Alvinegro Praiano. As visitas mais recentes foram as do jornalista e escritor Odir Cunha, do professor Guilherme Nascimento e do pesquisador Mário Bezerra.

O responsável pelo centro, Guilherme Guarche (esquerda) e os pesquisadores Odir Cunha e Mário Bezerra

Apaixonado pelo clube, Odir Cunha, jornalista e escritor de vários livros sobre o Peixe, destaca a importância do Centro de Memória para difundir a história do Alvinegro Praiano no futebol mundial. “Há jogos do Santos FC que, se os dados das partidas não forem guardados, daqui a cem anos as pessoas vão achar que foi mentira. Em 1962, o Santos enfrentou o campeão argentino da época, o Racing, e venceu por 8 a 3, em partida na casa do adversário. Um feito memorável”.
O professor Guilherme Nascimento é presença frequente no espaço de pesquisa do Santos FC. Santista desde menino, Nascimento criou o hábito de estudar sobre a história do Peixe e guardar todo tipo de informação que encontra em livros, jornais antigos e que consegue com outros pesquisadores.

Guarche conversa com o professor Guilherme Nascimento (direita)

A partir de 2002, passou a sistematizar todos os documentos que possui, incluindo o que ele chama de embrião dessa paixão – uma revista Placar de 1970. Agora, o professor sonha em se aprofundar ainda mais nessa pesquisa e lançar um almanaque sobre o Santos FC. “O Santos FC possui uma trajetória muito rica e, com certeza, há muito que contar”.
O responsável pelo Centro de Memória do Alvinegro Praiano, Guilherme Guarche, afirma que o espaço está aberto para pesquisas e visitas. “Temos um material muito rico sobre a história do clube. Com essas visitas, nós trocamos muita informação e a divulgação do nosso trabalho ajuda a manter vivo o passado do clube”.
Visitação do Centro de MemóriaO Centro de Memória e Estatística está aberto para jornalistas, pesquisadores e estudantes que tenham interesse em realizar pesquisas ou conhecer o espaço. Para isso, é preciso ligar antecipadamente para o telefone (13) 3257-4087 para agendar um horário com Guarche. As visitas acontecem de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas. O Centro fica no segundo andar do Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro - Rua Princesa Isabel, nº 77), em Santos (Litoral de São Paulo).

Nenhum comentário: