"O MAIOR ACERVO DA INTERNET DE FICHAS TÉCNICAS DE CAMPEONATOS NO BRASIL"
Veja o indíce dos Campeonatos clicando em http://indiceblogdomarcao.blogspot.com/

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Robinho de volta à Vila


O filho pródigo

Santistas de todo litoral e do Mundo, uni-vos!”

Caro amigo torcedor santista, o assunto não poderia ser outro: a volta do filho pródigo, a volta de Robinho. E como receber o jovem craque, rei das pedaladas, carrasco do Corinthians, o menino prodígio, que um dia recebeu toda a atenção do Rei Pelé num treinamento no CT do SFC?

Assim como nos ensinamentos bíblicos, creio que a massa santista deve recebê-lo com todas as honras... afinal, se o arrependimento bateu na consciência do menino-craque, então poderá ser uma oportunidade única de aprumar sua carreira. Robinho deve ter tido nos últimos anos péssimos conselheiros... sair como saiu do Santos, do Real (e mesmo  agora, do Manchester City) é uma demonstração de falta de rumo e de uma dose exagerada de ambição.

Por outro lado, se o retorno, ao invés de servir como momento de reflexão (e de inflexão), de busca de abrigo e compreensão, for uma tentativa de uma nova jogada de vaidade e cobiça, então  estaremos diante de um astro em plena curva descendente... no desesperado retorno a momentos que, dolorosamente, não se repetirão.

Como qualquer torcedor santista, quero acreditar na volta do filho pródigo... porém, um sinal amarelo pisca insistentemente ao final do túnel... as dúvidas são grandes e cabe a direção do alvinegro avaliar a situação da melhor maneira possível. O caminho é o óbvio, não endividar o clube de maneira nenhuma... buscar patrocinadores e fazer o atleta assumir o risco de seu desempenho.

Craque é, não tenho dúvida.
Será ainda um atleta? Ainda quer jogar futebol (não como um desagradável obrigação, mas por gostar)?  Vai dividir, arriscar as canelas pelo interior?
São essas as minhas dúvidas.

Seu retorno poderá ser a concretização do encontro de gerações interrompida em 2005, quando da passagem de Giovanni pelo Peixe. Hoje, 5 anos depois, a dupla poderá fazer a massa santista sorrir?

Robinho e Giovanni atuaram juntos em apenas 7 partidas naquele ano, veja:

31/07 Santos FC 4x2 SC Corinthians P
03/08 Santos FC 1x0 SC Internacional
07/08 Santos FC 1x1 Paraná C
11/08 Santos FC 1x1 Brasiliense FC
14/08 Santos FC 3x3 Botafogo FR
21/08 Santos FC 4x3 Figueirense FC
24/08 Santos FC 3x2 Paissandu SC

Nenhuma derrota!

A partida mais significativa:

                       
31/07/2005 Santos FC 4x2 SC Corinthians P* (São Paulo) – partida nº  5113
Local: Vila Belmiro - Santos (SP)
Competição: Campeonato Brasileiro - partida anulada (considerada em termos de estatística como amistoso)
Renda: R$ 263.460
Público: 15.363
Árbitro: Edilson Pereira de Carvalho
Gols: Giovanni (2), Ricardinho e Wendell (SFC) – Roger e Rosinei (SCCP)
SFC: Saulo; Paulo César (Léo Lima), Ávalos, Rogério e Wendell (Flávio); Fabinho, Bóvio, Ricardinho e Giovanni; Robinho e Frontini (Elton). 
Técnico: Gallo
Edson (SCCP) expulso

E para que Robinho volte com o espírito que massa santista deseja, uma participação de  Robinho na Taça São Paulo de Futebol Jr:
 
                     
13/01/2002 Santos FC 4x0 CA Paulistano (São Roque)
Local:  Quintino de Lima  - São Roque 
Competição: Taça São Paulo de Futebol Junior
Gols:  André Dias (3) e Robinho
SFC: Adriano; Lucas, Gustavo, Sílvio e Léo; Beto, Ramires, Robinho e Fernando; Bruno Moraes e André Dias. 
Técnico: Sérgio Faria
Nessa competição, Robinho não era o titular da equipe... os meias eram Wellington e Diego e os atacantes Douglas e William!
 
E mais uma partida deslumbrante de Robinho, contra o Amérca de Cali, pela Libertadores de 2003:
 
                           
05/02/2003 Santos FC 5x1 CD América (Cali) (COL) – partida nº 4920
Local: Pascual Guerrero – Cali (COL)
Competição: Taça Libertadores de América
Público: 10.000
Árbitro: Luis Solórzono (VEN)
Gols: Léo, Alex, Ricardo Oliveira (2) e Diego (SFC) – Banguero (CDA)
SFC: Fábio Costa; Reginaldo Araújo, Alex (Preto), André Luis e Léo; Paulo Almeida, Renato, Elano e Diego (Fabiano); Robinho (Nenê) e Ricardo Oliveira.
Técnico: Emerson Leão.
CDA: Julian Viáfara; Ivan López, Luis Asprilla, Navarra e Bustos; Vargas, Jorge Banguero, David Ferreira e López (Moreno); Julián Vasquez e Villa Real (Romero).
Técnico: Fernando Castro
Robinho saiu aplaudido pela torcida colombiana, depois do baile que deu na defesa dos “diabos vermelhos”. Uma partida memorável, e melhor que tentar descrever é ver as imagens: http://www.youtube.com/watch?v=AHq0L10-9mo

Trilha sonora para o texto: Stairway to heaven (Led Zeppelin) 
                                           Volver a los 17 (Violeta Parra)

Veja e ouça essa: Voltei a cantar (Mario Reis) com Chico Buarque
                             http://www.youtube.com/watch?v=NbQ6omrn3B4
                                         
                                            “Voltei a cantar
                                             porque senti saudade
                                             do tempo que eu andava na cidade
                                             com sustenidos e bemois
                                             desenhados na minha voz
                                            ó meu samba, velho amigo
                                            novamente estou contigo
                                            como um filho a casa torna
                                            de ti, nunca esqueci”

Guilherme Nascimento, 48 anos, santista roxo desde 1967, é professor da rede pública, e torce pelo sucesso de Robinho.

PS: O reencontro com a massa santista foi arrebatador! As torcedores já marcaram sua posição, recebeu o Rei das Pedaladas de braços abertos.
Não lembro de uma idenficação, de uma recepção de uma torcida para um jogador dessa maneira... Raí, quando voltou ao São Paulo? Zico ao retornar ao Flamengo? Casagrande sendo ovacionado pelos corintianos ao jogar pelo Flamengo? A volta de Roberto Dinamite ao  Vasco, no célebre 5x1 no Corinthinas?
Nada se compara com o que foi visto hoje na Vila Belmiro... Robinho, vindo de helicóptero, junto com o Rei Pelé... uma banda de Santos tocando (Charlie Brown Junior)... 13 ou 14 mil pessoas urrando nas arquibancadas... produtos com a estampa de Robinho sendo comercializados (e revertidos ao clube)...um grande show!
Que se concretize em gols... e a primeira apresentação será contra o São Paulo... será que a direção tricolor continuará com a mesquinha postura de mandar a partida em Barueri? Pobre São Paulo FC, não merece a diretoria que tem... mesquinha, pequena, incompatível com a história do clube (faz lembrar a mesma pequenice de Marcelo Teixeira que transferiu uma partida para Mogi Mirim na derradeira partida do Paulista de 2005, para evitar a entrega de faixas para o Tricolor na Vila Belmiro)

5 comentários:

Marcos c.s. nascimento disse...

Guilherme, não entendi... "mesquinha postura de mandar o jogo em Barueri". O Morumbi está alugado para diversos shows (R$ 1.000.000,00 por show, que jogo do paulistinha dá issso de renda ?). O São Paulo fez um acordo com a Prefeitura de Barueri para mandar alguns jogos naquela cidade. A Arena Barueri vai comportar 14.000 pessoas, com 4.000 ingressos para os santistas (mais de 10%). Qual o problema ? O São Paulo deveria fazer como os "Rio Brancos" da vida e mandar a partida contra o Santos no Pacaembu ? Cuidado com a euforia... a decepção pode ser igual ou maior...

Marcos c.s. nascimento disse...

Para completar, antes que digam que o São Paulo está perdendo dinheiro. Qual dos grandes joga no Morumbi quando a partida tem grandem apelo popular ?

Guilherme Nascimento disse...

Marcão, O local mais adequado seria em Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Campinas, Presidente Prudente... em qualquer um desses locais teríamos mais de 25.000 pessoas (sem falar no Pacaembu, que receberia mais de 30.000)... continuo entendendo a postura da direção do São Paulo como mesquinha e tacanha (e ainda quiseram atravessar a negociação com o City)... não sei se você concorda com essas posições da direção tricolor... no meu entender é a direção das mais antipáticas (junto com o do Corinthians - a briguinha entre essas diretorias é o retrato fiel da mesquinhez-) do futebol atual.

Guilherme Nascimento disse...

Quanto a decepção...
pode ser possível, tanto que no texto faço uma ponderação sobre isso... mas, que é um momento de euforia, claro que é! Se o Kaká retornasse ao tricolor, não haveria uma euforia semelhante (semelhante, pois o Kaká não seria apresentado por Pelé... rsrsrsr)?
Para comparar, na apresentação de Ronaldo haviam 7.000 corintianos... ontem, eram 14.000 santistas!!!!!
Entradas ao vivo em diversas emissoras de TV (aberta e fechada)... e ainda foi a última notícia do Jornal Nacional... exposição maior nunca houve no Brasil... com sinceridade, lembrei da apresentação de Maradona no Napole.

Marcos c.s. nascimento disse...

S.J.R.P., Ribeirão, P.Prudente ? Para !! Até os co-irmãos Sport Club e Sociedade Esportiva desistiram de jogar classicos por lá. Será que se São Paulo e Santos se encontrarem nas finais o Santos cogitará em mudar o mando da Vila ?????????