"O MAIOR ACERVO DA INTERNET DE FICHAS TÉCNICAS DE CAMPEONATOS NO BRASIL"
Veja o indíce dos Campeonatos clicando em http://indiceblogdomarcao.blogspot.com/

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Excursão do Sporting ao RJ - 1928

No dia 1º de julho de 1928, o Sporting desloca-se ao Brasil, no paquete "Alcântara", tornando-se a primeira equipe portuguesa a visitar o Brasil.

15.07.1928

FLUMINENSE 4 x 1 SPORTING Local: estádio da Rua Guanabara, Laranjeiras, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Carlos Martins da Rocha
Gols: Lagarto 1' (1° tempo), Preguinho 4',  Alfredo 25', Preguinho 30' e  João Santos, todos no segundo tempo
Fluminense: Batalha, Paulo e Py; Nascimento, Fernando Giudicelli e Fortes (Ivan); Ripper, Lagarto, Alfredo, Preguinho e Milton.
Sporting: Cypriano, Carlos Alves e Jorge Vieira; Martinho, Serra e Mathias Lopes; Maia, Abrantes (João Santos), A. Martins, Cervantes e José Manoel.
Obs.: primeiro jogo do Sporting com as camisas listradas. Na preliminar Acadêmicos de Minas 3 x 2 Acadêmicos do RJ. Segundo a Folha da Manhã 40.000 pessoas assistiram à partida, segundo o fluzao.info 30.000. Ao Fluminense vencedor da partida foi ofertada a Taça Vulcain, o primeiro titulo internacional do Tricolor carioca.


22.07.1928

VASCO DA GAMA 1 x 1 SPORTING Local: São Januário
Árbitro: Luiz Vinhaes
Gols:  Martins32', Pepico 37', ambos no segundo tempo
Vasco da Gama: Jaguaré, Hespanhol e Itália; Rainha, Nesi e Mola; Paschoal, Pepico, Russinho, Américo e Sant’Anna
Sporting: Roquette, Jorge Vieira e Carlos Alves; Mathias Lopes, Serra e João Francisco; Liberto Santos, Cervantes, A. Martins, Mendes e José Manuel.
Observação: Na preliminar jogo entre os segundos quadros do São Cristovão e o Vasco que venceu por 3 a 2.

29.07.1928

FLUMINENSE 3 x 2 SPORTING Local: estádio da Rua Guanabara, Laranjeiras, Rio de Janeiro
Árbitro: Carlos Martins da Rocha
Gols: Alfredo 9', A. Martins 10',  Preguinho 25' e Lagarto 28' e João Santos todos no primeiro tempo
Fluminense: Batalha, Paulo e Py; Nascimento, Fernando Giudicelli e Fortes; Ripper, Lagarto, Alfredo, Preguinho e Milton.
Sporting: Roquette, Carlos Alves e Jorge Vieira; João Francisco, Serra e Oliveira; Mendes, Teixeira, A. Martins (Mathias Lopes), Cervantes (João Santos) e José Manoel.
Preliminar: Collegio Militar 6 x 2 Collegio Diocesano


02.08.1928

SELECÇÃO CARIOCA 3 x 2 SPORTING Local: São Januário
Árbitro:
Gols: Moderato 2', Osvaldinho 15' no primeiro tempo,  Telê 2',  Mendes  33' e 40'
Seleção Carioca: Jaguaré (Vasco da Gama), Hélcio (Flamengo) e Pennaforte (América); Nascimento (Fluminense), Floriano (América) e Benevenuto (Flamengo); Paschoal (Vasco da Gama), Osvaldinho (América), Alfredo (Fluminense), Telê (Andaraí) e Moderato (Flamengo).
Sporting: Roquette, Carlos Alves e Jorge Vieira; Martinho, Serra e Mathias Lopes; Liberto Santos, Mendes, A. Martins, Cervantes e José Manoel.

Obs.: os portugueses não puderam se apresentar em São Paulo em virtude de três jogadores não haverem conseguido licença para permanecerem no Brasil maior número de dias e ainda por haverem adoecido dois outros
jogadores. Assim, São Paulo viu-se privado de apreciar a técnica dos bravos futebolistas lusos, apesar dos insucessos do Sporting no Rio de Janeiro.


Colaboraçãoi: José Ricardo Caldas e Almeida

2 comentários:

Nuno Barradas disse...

Muito bom! Mas uma pequena correcção: não foi o primeiro jogo em que o futebol usou as camisolas às riscas! Descobri já há uns meses que tinha sido muito antes, em Novembro de 1927. Comuniquei isso ao director do Museu Mundo Sporting, Mário Casquilho, que depois publicou a história no Jornal Sporting de 18 de Abril passado. Fica aqui o relato e até a foto desse primeiro jogo do nosso futebol com a camisola às riscas verdebrancas:
http://www.verdebranco.net/novas_camisolas/2013/verdadeira-estreia-das-camisolas-listadas.html

Marcos c.s. nascimento disse...

Obrigado pela informação Nuno Barradas. Excelente a reportagem anexada por você. Totalmente esclarecedora. Forte abraço.