"O MAIOR ACERVO DA INTERNET DE FICHAS TÉCNICAS DE CAMPEONATOS NO BRASIL"
Veja o indíce dos Campeonatos clicando em http://indiceblogdomarcao.blogspot.com/

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

"FERROVIÁRIA EM CAMPO - BREVIÁRIO GRENÁ"

LANÇAMENTO: LIVRO "FERROVIÁRIA EM CAMPO - BREVIÁRIO GRENÁ"



“Ferroviária em Campo – Breviário Grená” - Capa


Passados quatro anos e computando mais quatro livros lançados em curto espaço de tempo, Vicente Henrique Baroffaldi volta à cena literária esportiva com “Ferroviária em Campo –Breviário Grená”, sequenciando a sua obra de estreia (Ferroviária em Campo -  Seis décadas de futebol da Ferroviária de Araraquara), que acabou, de certa forma, virando marca registrada, dando origem a este blog e ao facebook com o mesmo nome, que, desde então, atualizam os torcedores com novas (e velhas) notícias sobre a Ferroviária.

“Ferroviária em Campo – Breviário Grená” é mais uma homenagem prestada aos torcedores da Locomotiva, que apesar de não verem, há muito tempo, seu time na divisão maior do futebol paulista, não esmorecem,  resistem e seguem venerando o manto grená.

Para este novo livro, foram ampliadas  as fontes de pesquisas, muito além dos periódicos locais e do vasto arquivo pessoal do autor. Com os achados, não só foi atualizada a cronologia da Locomotiva como também criado o capítulo “Acontecências”, um dos grandes destaques da obra. Em tópicos curtos, gostosos e fáceis de ler, são contadas 200 passagens da história da Ferroviária, sobre as glórias e os maus momentos também. Ao terminar de ler o capítulo, tem-se a sensação de que quase toda história grená foi ali contada, de maneira muito simples. Desde a rápida ascensão  ao declínio através dos tempos. Trará, certamente, grandes lembranças aos torcedores saudosistas.

O autor faz uma viagem pela história da Ferroviária, listando todos os jogos realizados em competições oficiais, jogos internacionais, torneios amistosos e os principais amistosos. As três melhores participações no Campeonato Paulista são destacadas com as escalações e os artilheiros da Ferroviária em todas as partidas.  Jogos decisivos (com título em disputa) e a campanha na Taça de Ouro  reúnem as súmulas completas das partidas. É feita ainda uma seleção dos  jogos mais importantes da AFE; nestes, além das súmulas, são  apresentados detalhes ou ocorrências de cada peleja .


“Ferroviária em Campo – Breviário Grená” - Quarta Capa


Um dos capítulos é dedicado aos heróis dos acessos de 1955 e 1966,  apresentando as biografias (com dados básicos) e as fotos da época dos atletas que fizeram parte das duas campanhas vitoriosas. Num levantamento minucioso, são listados os jogadores  que compuseram os elencos da Ferroviária, ano a ano.  Os artilheiros (dos primeiros tempos, da fase áurea  e os mais recentes) também ganham destaque neste trabalho. Outra novidade: os maiores públicos a presenciarem a agremiação da Morada do Sol.

As Guerreiras Grenás, que com muita competência têm conquistado grandes títulos nos últimos anos, são lembradas com a campanha vitoriosa na Copa do Brasil de 2014.


Enfim, o conteúdo deste livro é vasto, diversificado, riquíssimo em informações e detalhes. Uma obra esmerada que vai agradar e surpreender os admiradores da Ferroviária de Araraquara e amantes do futebol interiorano. Torcedores grenás e ex-jogadores terão a oportunidade de se emocionar revivendo grandes momentos e também os acontecimentos que já sinalizavam para a atual situação, não só da Ferroviária, mas comum à maioria das agremiações do Interior.  O autor traz às nossas mãos uma obra que não pode faltar no acervo dos afeanos, servindo de referência para projetos futuros. Parabéns à Ferroviária, que em suas fileiras possui torcedores dedicados a eternizar sua história.




Vicente Henrique Baroffaldi


Sobre o Autor:

Vicente Henrique Baroffaldi, nascido em 28 de julho de 1947, em Araraquara (SP), teve um engajamento nos meios esportivos de sua cidade natal por mais de duas décadas (1965 a 1986).

Como consequência das atividades no setor, vem nos últimos anos registrando suas experiências em livros, todos editados pela Pontes Editores – Ferroviária em Campo (2010), O Alviceleste do Carmo (2011), São Paulo Internacional (2012) e O Futebol na Terra do Sol (2013), além de um ensaio fora do esporte com a obra A Deusa Vida/Solidão Cósmica (2012), lançado pela mesma editora.


FICHA DO LIVRO:

FERROVIÁRIA EM CAMPO - BREVIÁRIO GRENÁ

ISBN - 978-85-7113-555-00
PÁGINAS: 310
EDITORA: PONTES
VALOR: R$ 35,00 (Livro + frete)

PEDIDOS:
ferroviariaemcampo@gmail.com
vicente.baroffaldi@gmail.com


Texto: Paulo Luís Micali

Nenhum comentário: